sábado, 15 de agosto de 2020

 


ENTREVISTA COM JANICE PAVAN 

01) Qual é a sua maior preocupação hoje e sempre?
R. “Neste mundo atual, tão cheio de medo, a vigilância deve ser maior com as crianças, criaturas indefesas e tão carentes de uma mão segura e constante...” ( O Arrastão - Flor de Lis III)


02) O que é o amor para você?
R. “O amor é um sentimento que é perfeito somente vindo de mão dupla. Sentimento que precisa ser compreendido, demonstrado, falado, esparramado sobre o parceiro ou parceira. E é com amor que se pode fazer reclamações. Pois o amor verdadeiro permite ao outro a certeza de que a amostragem do certo e do errado tem razão de ser.” (Vida a dois - Prosa & Versos - vol.03)


03) Como você vê a natureza?
R. “A natureza é um baú cheio de riqueza, na terra, no céu, no ar, no mar. Fique sempre atento, é de graça, oferenda de Deus, nosso pai celestial.” (O Ipê Amarelo - Prosa & Versos, vol. 03)


04) Qual foi a melhor época de sua vida?
R. “Tempo dos anos dourados em que os bailes eram o maior e melhor motivo para sairmos de casa, o mais inesquecível dos acontecimentos.” (Costurando - Flor de Lis III)


05) Como você encara essa tal de terceira idade?
R. “Não podemos deixar de somar os anos, mas podemos seguir a caminhada com mais positividade e dinamismo. O que não podemos é nos deixar abater, entregar os pontos.” (Com mais tempo de vida - Flor de Lis III)


06) Qual é, na sua opinião, a nossa posição na sociedade?
R. “Em qualquer composição social, podemos ser pedra, pingente ou fecho; todos somos importantes na formação, cada um fazendo sua parte, sem esquecermos, porém, de estarmos de mãos dadas, firmes, unidos. Só assim atingiremos harmonia, a realização, a plenitude, a felicidade. Só assim seremos um colar lindo e perfeito.” (O Colar -  Flor de Lis III)


07) E naquela situação de saia-justa o que você faria?
R. “Não perderia o humor, mas uma carinha de frustração , com certeza eu faria.” (Contratempo - Flor de Lis III)


08) Qual sua mensagem para as pessoas que estão à sua volta?
Tenha fé
e a vida lhe será
eternamente positiva.

Ajuda o fraco
e o mundo lhe será
no mínimo, generoso.

Viva cada momento intensamente
como se fosse o último,
antes da partida.

Chore alto! Ria alto!
Dor alguma pode ser sufocada,
Conquista nenhuma deve ser esquecida.
Todo riso franco é bálsamo refletido.


Não faça ouvidos moucos à dor alheia.
Nem ponha venda nos olhos
diante da injustiça.


Deixe suas boas ações fluírem,
energizando o redor.
Deste modo você será
o mensageiro da luz
e compreenderás a verdadeira razão
de sua vinda ao mundo.
(do Livro Bicho – Homem)


Difícil falar de uma pessoa querida por todos, admirada por todos e invejada por muitos! Invejada? Claro que sim!!!! Eu a invejo e sei que não sou a única...
Invejo sua vitalidade - seu savoir faire - seus vários talentos, porque, cá entre nós, ela literalmente pinta e borda, entre outras cositas mais...  

 Faltam-nos adjetivos pra poder enumerar suas qualidades, Janice você é nossa presidente honorária... Você pode sair do cargo, mas o cargo está intrinsecamente ligado a você! 

 

Agradeço a Jani Semicek pela entrevista criativa e inteligente, ideia maravilhosa em criar perguntas inspiradas em meus escritos. Amei a homenagem! Muito obrigada a você e a Ivonita di Concilio pelo carinho a mim conferido por ocasião da entrega do cargo como presidente da Aliflor - Gestão 2016 a 2020.

Desejo a ALIFLOR uma profícua gestão com muitas novidades, mais associados e realizações de interesse comum ao grupo associativo da Associação Literária Florianopolitana.

Janice de Bittencourt Pavan – Escritora

Florianópolis, 11/08/2020 


             

                                     

 

2 comentários:

  1. Jani, como sempre, super criativa, fez uma emocionante homenagem à nossa querida Janice Pavan

    ResponderExcluir
  2. Jani! Foi inteligente, criativa e gentil com esta forma de entrevistar. ParParabéns e obrigada, minha querida!

    ResponderExcluir