ROMANCE
Qual é seu gênero predileto de leitura?
Quando dizemos que gostamos de romance as pessoas já
nos imaginam lendo historinhas de amor água com açúcar, não é verdade?
Aí nossa missão é tentar explicar que romance é um
gênero literário que faz uma narração ficcional ou não.
A partir do Século XVIII a palavra romance começou a
ser usada para designar um gênero literário.
O “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa”
apresenta a seguinte definição para o
termo romance: “Descrição longa das ações e sentimentos de
personagens fictícios, numa transposição da vida para um plano artístico”. Pode-se
considerar que o romance mais próximo do que conhecemos surgiu no início do
século XVII, tendo como precursor o “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de
Cervantes, escrito em 1600. Até então havia as novelas de cavalaria como Amadis
de Gaula e A Demanda do Santo Graal.
Pode-se dizer que o Romance começou com o Romantismo.
(Trovadorismo - Classicismo - Barroco e Arcadismo = poesias e epopeias)
Aqui no Brasil, o primeiro romance oficial foi "A
Moreninha" de Joaquim Manuel de Macedo, apesar de que há quem
considere como precursor do romance, O Filho do Pescador, de Teixeira e Sousa.
Um de nossos primeiros romancistas é José de Alencar
que já vem trazendo vários tipos de romance:
INDIANISTA - Iracema
- O Guarani
URBANO - Senhora - A pata da gazela - Lucíola - Cinco
minutos
REGIONALISTA - O Sertanejo - O Gaúcho
HISTÓRICO - As Minas de Prata
Romance Urbano – A vida social das grandes cidade é retratada e as
tramas incluem intrigas amorosas, traições, ambientes urbanos e situações
cotidianas das pessoas que vivem nas cidades.
Romance Sertanejo ou Regionalista – Apresenta questões sociais de determinadas regiões
do Brasil, com o destaque de suas características e linguajar típico.
Romance Indianista – Apresenta a vida e os costumes indígenas, sendo
encontrado principalmente durante o Romantismo.
Romance Histórico – Este tipo de romance destaca a vida e os costumes de
certa época e região da história, misturando fatos reais e fictícios.
Romance Romântico – Destacam-se os ideais cavalheirescos, a idealização
da mulher e o heroísmo.
Romance Realista – Os temas são influenciados pelo cientificismo da
época, sendo carregado de críticas sociais.
Romance Naturalista – Possui basicamente as mesmas características das
narrativas realistas e foram produzidos no mesmo período.
Romance Modernista – É caracterizado pelo caráter revolucionário,
trazendo consigo fortes críticas sociais e novas visões do mundo.
O Romance Psicológico prefere perscrutar e
analisar os motivos íntimos das decisões e indecisões humanas. O primeiro
exemplo perfeito do gênero foi: As ligações Perigosas (Les Liaisons
Dangereuses, 1782), de Choderlos Laclos. Entretanto, o prestígio do romance
psicológico só chegou ao auge por volta de 1880, quando Stendhal foi
redescoberto e Dostoievski traduzido. Deste último, Crime e Castigo
(Prestuplenie i Nakazanie, 1866) é uma das obras-primas do gênero. Na
Literatura Brasileira o romance psicológico tem seu marco inicial com Dom
Casmurro, de Machado de Assis. Outros romances foram: Perto do Coração Selvagem
e Laços de Família, de Clarice Lispector; São Bernardo, de Graciliano Ramos; A
Menina Morta, Cornélio Pena; Crônica da Casa Assassinada, Lúcio Cardoso; entre
outros.
O Romance Gótico surgiu como uma reação ao
racionalismo iluminista e, ao mesmo tempo, ao aristocratismo. Foi cultivado,
sobretudo na Inglaterra e caracterizou-se pelo vivo interesse na Idade Média: a
beleza da arquitetura gótica, as sociedades secretas, a Inquisição, e os
monges. Geralmente, é ambientado em cenário lúgubre e desolado: conventos,
castelos assombrados, cemitérios. Aborda toda série de horrores, mistérios
terrificantes, torturas etc. A Alemanha produziu um dos mais conhecidos
romances góticos: As Drogas do Diabo (Elixiren des Teufels, 1816) de Hoffmann.
Nos Estados Unidos, o gênero foi representado por Charles Brockden Brown, que
influenciou os contos de horror de Edgar Allan Poe. Na Inglaterra, Mary
Shelley, que escreveu Frankenstein (1818), em que já aparecem elementos de
ficção científica. No Brasil, Álvares de Azevedo (1831-1852), nos deixou muitos
poemas, contos e peças teatrais com ingredientes que o tornam o mais
representativo autor brasileiro da literatura gótica. A Lira dos Vinte Anos
(1853) e a coletânea de contos A Noite na Taverna (1855), publicados após sua
morte, é considerado o que há de mais gótico na literatura brasileira.
No Romance de aventuras não há preocupação com
a verossimilhança, o que lhe permite o exagero em ações inesperadas. O
desenlace também não é tão importante.
O Romance policial é um tipo de narrativa que
exibe uma investigação fictícia de um fato misterioso (enigma) ou de um crime;
e a posterior revelação do criminoso ou do mistério.
TIPOS DE ROMANCES POLICIAIS
Whodunnit - abreviação de Who Done It?, Quem Fez Isso?
Em inglês, é o tipo de romance policial em que há vários suspeitos para um
crime, seja ele roubo, assassinato, sequestro, e a identidade do culpado só é
revelada nas últimas páginas do livro. Neste gênero destacam-se Agatha
Christie, Arthur Conan Doyle e Edgar Allan Poe.
Noir (preto em francês) é o tipo de romance policial
onde os detetives são mais humanizados; costumam beber, brigar, frequentar
guetos sujos, habitados por prostitutas, por criminosos pés de chinelo,
policiais decadentes e se envolverem em romances e sexo. As tramas são
complexas e predomina um ambiente sombrio e misterioso. Também existem outras
tramas paralelas à história, portanto não gira em torno de apenas um fato, mas
de vários.
Thrillers Jurídicos são romances policiais
protagonizados por advogados, promotores, policiais entre outros envolvidos não
só em investigar, como também em provar a inocência ou a culpa de algum
personagem que contrata seus serviços, esses romances também mantém mistério em
todo o seu enredo e a solução do mistério só é revelada perante o juiz. Erle
Stanley Gardner criador do advogado Perry Mason é um dos mais conhecidos
autores da categoria.
Thrillers Médicos são romances policiais
protagonizados por médicos, que usam seus conhecimentos para combater doenças e
epidemias, erros médicos, etc. além de descobrirem circunstâncias e causas de
morte através de análises médicas.
Espionagem - São romances policiais geralmente
envolvendo investigações de grandes criminosos internacionais, mafiosos, crimes
diplomáticos, etc.
NOVELA X ROMANCE
De uma maneira simples, o romance diferencia-se da
novela pela extensão do texto, que é maior, entre outros fatores. Na novela
predomina o evento, a história que é contada, enquanto no romance, acontece uma
ambientação social e psicológica que fundamenta e configura o universo mimético
vivido pelas personagens. No romance tudo é mais denso e mais lento. A novela
por sua vez, é mais econômica, sintética e a ação acompanha apenas a trajetória
de uma personagem. Em “Cândido” de Voltaire, acompanhamos as aventuras da
personagem que dá nome ao livro. Ingênuo e por vezes crédulo, Cândido procura
pela cidade perdida de Eldorado, onde todas as coisas são possíveis.
A origem da novela é atribuída à época do
Renascimento, com a obra “O Decamerão” de Giovanni Boccaccio. Nela, um grupo de
jovens reúne-se nas montanhas para contar histórias enquanto passa o tempo de
retiro da peste que assola a cidade. São cem histórias, contadas por dez
pessoas, cada uma das histórias constitui uma novela.
Grandes novelas da literatura universal: “Cândido ou
otimismo” de Voltaire, “A volta do parafuso” de Henry James, “Aura” de Carlos
Fuentes, “A morte de Ivan Ilicth” de Tolstói, “ A metamorfose” de Franz Kafka,
entre muitas outras.
Tipos de romances
O Romance Urbano ou de Costume tem como principal característica retratar e criticar
os costumes da sociedade. Senhora, de José de Alencar.
O Romance Sertanejo ou Regionalista (tipicamente brasileiro) aborda questões sociais a
respeito de determinadas regiões do Brasil, destacando suas características. O
Gaúcho, de José de Alencar.
Romance Histórico surgiu no início do século XIX, e tinha como
característica a reconstrução dos costumes, da fala e das instituições do
passado. As Minas de Prata, de José de Alencar.
Romance Indianista traz o índio e os costumes indígenas, como foco
literário. Considerado uma autêntica expressão da nacionalidade, o índio era
altamente idealizado. Iracema e o Guarani, de José de Alencar.
Romance realista mostra a
realidade, procura diferir do romance romântico. Dom Casmurro, de Machado de
assis.
Romance naturalista mostra a realidade nua e crua -
homem produto do meio, se o meio é pervertido o homem o será.
Romance Psicológico prefere perscrutar e analisar os motivos íntimos das
decisões e indecisões humanas. O primeiro exemplo perfeito do gênero foi: As
ligações Perigosas (Les Liaisons Dangereuses, 1782), de Choderlos Laclos.
Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso.
Romance Gótico surgiu como uma reação ao racionalismo iluminista e,
ao mesmo tempo, ao aristocratismo. Foi cultivado, sobretudo na Inglaterra e
caracterizou-se pelo vivo interesse na Idade Média: a beleza da arquitetura
gótica, as sociedades secretas, a Inquisição, e os monges.
Romance Intimista explora o interior das personagens (angustiados,
solitários, sufocado pelo meio social, incomunicáveis ou pouco comunicativos)
desnudando seus traumas, seus problemas psicológicos, religiosos, morais e metafísicos.
Tem a mesma linha de sondagem interior, iniciado por Clarice Lispector com Laços de Família.
Romance Memorialista e / ou Autobiográfico surge na ficção brasileira na década de 80, misturando
autobiografia, relatos de viagens e reflexões de intelectuais que viveram no
exílio ou foram testemunhas das atrocidades cometidas pelo regime militar.
(Memórias do Cárcere, Graciliano Ramos)
Romance Policial clássico tem como enredo o esclarecimento de um crime pela
habilidade e coragem de um detetive. As primeiras narrativas policiais se devem
a Edgar Allan Poe. Buffo & Spallanzani, de Rubem Fonseca.
Romance de Ficção Científica surgiu em 1920 e se firmou a partir de 1937, com as
obras de Hugo Gernsback, John Wood Campbell e Edward Ernest Smith. Os temas são
em geral invenções ou descobertas secretas, autômatos dotados de inteligência,
monstros espaciais ou de laboratório, guerras intergalácticas etc.
Romance Galante surgiu no século XVII, como uma forma de evasão
aristocratizante. O romance galante teve como precursor o romance picaresco.
(Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antonio de Almeida)
Romance Negro é marcado por crimes hediondos, cujas personagens são
dominadas por vícios e paixões criminosas: Justine ou As Desgraças da Virtude,
de Sade, é um bom exemplo.
O Romance Didático utiliza uma história
fictícia para divulgar um ensinamento. Serve como exemplo: Émile, de Rousseau.
Romance Pastoril é uma antiga narrativa literária de caráter bucólico,
cujos heróis eram pastores e pastoras, como em: Menina e Moça, de Bernardim
Ribeiro.
Nouveau Roman surgiu em 1947, com Retrato de um
Desconhecido de Nathalie Sarraut. Chamado por Jean-Paul Sartre de anti-romance.
Nos fundamentos do Noveau Roman está a rejeição ao romance psicológico e a
defesa de uma anti-psicologia no romance. Na obra o homem foi descrito como
coisa entre as coisas, com o predomínio de uma descrição dos objetos.
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