quarta-feira, 8 de maio de 2019

Tipos de Romance - por Jani Semicek


ROMANCE

Qual é seu gênero predileto de leitura?
Quando dizemos que gostamos de romance as pessoas já nos imaginam lendo historinhas de amor água com açúcar, não é verdade?
Aí nossa missão é tentar explicar que romance é um gênero literário que faz uma narração ficcional ou não.
A partir do Século XVIII a palavra romance começou a ser usada para designar um gênero literário.
O “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa” apresenta a seguinte definição para o  termo romance: “Descrição longa das ações e sentimentos de personagens fictícios, numa transposição da vida para um plano artístico”. Pode-se considerar que o romance mais próximo do que conhecemos surgiu no início do século XVII, tendo como precursor o “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, escrito em 1600. Até então havia as novelas de cavalaria como Amadis de Gaula e A Demanda do Santo Graal.
Pode-se dizer que o Romance começou com o Romantismo. (Trovadorismo - Classicismo  -  Barroco e Arcadismo = poesias e epopeias)
Aqui no Brasil, o primeiro romance oficial foi "A Moreninha" de Joaquim Manuel de Macedo, apesar de que há quem considere como precursor do romance, O Filho do Pescador, de Teixeira e Sousa.
Um de nossos primeiros romancistas é José de Alencar que já vem trazendo vários tipos de romance:
INDIANISTA - Iracema  - O Guarani
URBANO - Senhora - A pata da gazela - Lucíola - Cinco minutos
REGIONALISTA - O Sertanejo - O Gaúcho 
HISTÓRICO - As Minas de Prata
Romance Urbano – A vida social das grandes cidade é retratada e as tramas incluem intrigas amorosas, traições, ambientes urbanos e situações cotidianas das pessoas que vivem nas cidades.
Romance Sertanejo ou Regionalista – Apresenta questões sociais de determinadas regiões do Brasil, com o destaque de suas características e linguajar típico.
Romance Indianista – Apresenta a vida e os costumes indígenas, sendo encontrado principalmente durante o Romantismo.
Romance Histórico – Este tipo de romance destaca a vida e os costumes de certa época e região da história, misturando fatos reais e fictícios.
Romance Romântico – Destacam-se os ideais cavalheirescos, a idealização da mulher e o heroísmo.
Romance Realista – Os temas são influenciados pelo cientificismo da época, sendo carregado de críticas sociais.
Romance Naturalista – Possui basicamente as mesmas características das narrativas realistas e foram produzidos no mesmo período.
Romance Modernista – É caracterizado pelo caráter revolucionário, trazendo consigo fortes críticas sociais e novas visões do mundo.
O Romance Psicológico prefere perscrutar e analisar os motivos íntimos das decisões e indecisões humanas. O primeiro exemplo perfeito do gênero foi: As ligações Perigosas (Les Liaisons Dangereuses, 1782), de Choderlos Laclos. Entretanto, o prestígio do romance psicológico só chegou ao auge por volta de 1880, quando Stendhal foi redescoberto e Dostoievski traduzido. Deste último, Crime e Castigo (Prestuplenie i Nakazanie, 1866) é uma das obras-primas do gênero. Na Literatura Brasileira o romance psicológico tem seu marco inicial com Dom Casmurro, de Machado de Assis. Outros romances foram: Perto do Coração Selvagem e Laços de Família, de Clarice Lispector; São Bernardo, de Graciliano Ramos; A Menina Morta, Cornélio Pena; Crônica da Casa Assassinada, Lúcio Cardoso; entre outros.
O Romance Gótico surgiu como uma reação ao racionalismo iluminista e, ao mesmo tempo, ao aristocratismo. Foi cultivado, sobretudo na Inglaterra e caracterizou-se pelo vivo interesse na Idade Média: a beleza da arquitetura gótica, as sociedades secretas, a Inquisição, e os monges. Geralmente, é ambientado em cenário lúgubre e desolado: conventos, castelos assombrados, cemitérios. Aborda toda série de horrores, mistérios terrificantes, torturas etc. A Alemanha produziu um dos mais conhecidos romances góticos: As Drogas do Diabo (Elixiren des Teufels, 1816) de Hoffmann. Nos Estados Unidos, o gênero foi representado por Charles Brockden Brown, que influenciou os contos de horror de Edgar Allan Poe. Na Inglaterra, Mary Shelley, que escreveu Frankenstein (1818), em que já aparecem elementos de ficção científica. No Brasil, Álvares de Azevedo (1831-1852), nos deixou muitos poemas, contos e peças teatrais com ingredientes que o tornam o mais representativo autor brasileiro da literatura gótica. A Lira dos Vinte Anos (1853) e a coletânea de contos A Noite na Taverna (1855), publicados após sua morte, é considerado o que há de mais gótico na literatura brasileira.
No Romance de aventuras não há preocupação com a verossimilhança, o que lhe permite o exagero em ações inesperadas. O desenlace também não é tão importante.
O Romance policial é um tipo de narrativa que exibe uma investigação fictícia de um fato misterioso (enigma) ou de um crime; e a posterior revelação do criminoso ou do mistério.
TIPOS DE ROMANCES POLICIAIS
Whodunnit - abreviação de Who Done It?, Quem Fez Isso? Em inglês, é o tipo de romance policial em que há vários suspeitos para um crime, seja ele roubo, assassinato, sequestro, e a identidade do culpado só é revelada nas últimas páginas do livro. Neste gênero destacam-se Agatha Christie, Arthur Conan Doyle e Edgar Allan Poe.
Noir (preto em francês) é o tipo de romance policial onde os detetives são mais humanizados; costumam beber, brigar, frequentar guetos sujos, habitados por prostitutas, por criminosos pés de chinelo, policiais decadentes e se envolverem em romances e sexo. As tramas são complexas e predomina um ambiente sombrio e misterioso. Também existem outras tramas paralelas à história, portanto não gira em torno de apenas um fato, mas de vários.
Thrillers Jurídicos são romances policiais protagonizados por advogados, promotores, policiais entre outros envolvidos não só em investigar, como também em provar a inocência ou a culpa de algum personagem que contrata seus serviços, esses romances também mantém mistério em todo o seu enredo e a solução do mistério só é revelada perante o juiz. Erle Stanley Gardner criador do advogado Perry Mason é um dos mais conhecidos autores da categoria.
Thrillers Médicos são romances policiais protagonizados por médicos, que usam seus conhecimentos para combater doenças e epidemias, erros médicos, etc. além de descobrirem circunstâncias e causas de morte através de análises médicas.
Espionagem - São romances policiais geralmente envolvendo investigações de grandes criminosos internacionais, mafiosos, crimes diplomáticos, etc.
NOVELA X ROMANCE
De uma maneira simples, o romance diferencia-se da novela pela extensão do texto, que é maior, entre outros fatores. Na novela predomina o evento, a história que é contada, enquanto no romance, acontece uma ambientação social e psicológica que fundamenta e configura o universo mimético vivido pelas personagens. No romance tudo é mais denso e mais lento. A novela por sua vez, é mais econômica, sintética e a ação acompanha apenas a trajetória de uma personagem. Em “Cândido” de Voltaire, acompanhamos as aventuras da personagem que dá nome ao livro. Ingênuo e por vezes crédulo, Cândido procura pela cidade perdida de Eldorado, onde todas as coisas são possíveis.
A origem da novela é atribuída à época do Renascimento, com a obra “O Decamerão” de Giovanni Boccaccio. Nela, um grupo de jovens reúne-se nas montanhas para contar histórias enquanto passa o tempo de retiro da peste que assola a cidade. São cem histórias, contadas por dez pessoas, cada uma das histórias constitui uma novela.
Grandes novelas da literatura universal: “Cândido ou otimismo” de Voltaire, “A volta do parafuso” de Henry James, “Aura” de Carlos Fuentes, “A morte de Ivan Ilicth” de Tolstói, “ A metamorfose” de Franz Kafka, entre muitas outras.

Tipos de romances
O Romance Urbano ou de Costume tem como principal característica retratar e criticar os costumes da sociedade. Senhora, de José de Alencar.
O Romance Sertanejo ou Regionalista (tipicamente brasileiro) aborda questões sociais a respeito de determinadas regiões do Brasil, destacando suas características. O Gaúcho, de José de Alencar.
Romance Histórico surgiu no início do século XIX, e tinha como característica a reconstrução dos costumes, da fala e das instituições do passado. As Minas de Prata, de José de Alencar.
Romance Indianista traz o índio e os costumes indígenas, como foco literário. Considerado uma autêntica expressão da nacionalidade, o índio era altamente idealizado. Iracema e o Guarani, de José de Alencar.
Romance realista  mostra a realidade, procura diferir do romance romântico. Dom Casmurro, de Machado de assis.
Romance naturalista mostra a realidade nua e crua - homem produto do meio, se o meio é pervertido o homem o será.
Romance Psicológico prefere perscrutar e analisar os motivos íntimos das decisões e indecisões humanas. O primeiro exemplo perfeito do gênero foi: As ligações Perigosas (Les Liaisons Dangereuses, 1782), de Choderlos Laclos. Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso. 
Romance Gótico surgiu como uma reação ao racionalismo iluminista e, ao mesmo tempo, ao aristocratismo. Foi cultivado, sobretudo na Inglaterra e caracterizou-se pelo vivo interesse na Idade Média: a beleza da arquitetura gótica, as sociedades secretas, a Inquisição, e os monges.
Romance Intimista explora o interior das personagens (angustiados, solitários, sufocado pelo meio social, incomunicáveis ou pouco comunicativos) desnudando seus traumas, seus problemas psicológicos, religiosos, morais e metafísicos. Tem a mesma linha de sondagem interior, iniciado por Clarice Lispector com  Laços de Família.
Romance Memorialista e / ou Autobiográfico surge na ficção brasileira na década de 80, misturando autobiografia, relatos de viagens e reflexões de intelectuais que viveram no exílio ou foram testemunhas das atrocidades cometidas pelo regime militar. (Memórias do Cárcere, Graciliano Ramos)
Romance Policial clássico tem como enredo o esclarecimento de um crime pela habilidade e coragem de um detetive. As primeiras narrativas policiais se devem a Edgar Allan Poe. Buffo & Spallanzani, de Rubem Fonseca.
Romance de Ficção Científica surgiu em 1920 e se firmou a partir de 1937, com as obras de Hugo Gernsback, John Wood Campbell e Edward Ernest Smith. Os temas são em geral invenções ou descobertas secretas, autômatos dotados de inteligência, monstros espaciais ou de laboratório, guerras intergalácticas etc.
Romance Galante surgiu no século XVII, como uma forma de evasão aristocratizante. O romance galante teve como precursor o romance picaresco. (Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antonio de Almeida)
Romance Negro é marcado por crimes hediondos, cujas personagens são dominadas por vícios e paixões criminosas: Justine ou As Desgraças da Virtude, de Sade, é um bom exemplo.
O Romance Didático utiliza uma história fictícia para divulgar um ensinamento. Serve como exemplo: Émile, de Rousseau.
Romance Pastoril é uma antiga narrativa literária de caráter bucólico, cujos heróis eram pastores e pastoras, como em: Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro.
Nouveau Roman surgiu em 1947, com Retrato de um Desconhecido de Nathalie Sarraut. Chamado por Jean-Paul Sartre de anti-romance. Nos fundamentos do Noveau Roman está a rejeição ao romance psicológico e a defesa de uma anti-psicologia no romance. Na obra o homem foi descrito como coisa entre as coisas, com o predomínio de uma descrição dos objetos.




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