segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Meu Quintal - Poema de Teresa Brasil




MEU QUINTAL        
O meu quintal é um quintalzinho tão pequeno
que nem sei como pode caber 
tanta vida, em um só pedacinho de chão.
Tem cigarra estridente que arrasta o sol cadente.
Quando chega a primavera, à sombra do salgueiro
de mansinho, ele se esmera inteiro
nas flores da pitangueira, do araçá e do limão.
Meu quintal tem pé de amora
que desperta em folhas, já com frutinhos
antes mesmo de o inverno ir embora
e um pé de acerola, onde  pássaros vêm se fartar...
Tem mexerica e tem até canteirinho
com temperos e arnica.
Tem negrinha doce, mel da fruta mineira
na minha jabuticabeira.
Mas, meu quintal tem muito mais:
Tem aracuã escandalosa, maritaca prosa
bem-te-vi repetidor,canarinho cantador
gralha azul atrevida, tucano posudo
e mais pica-pau bicudo.
Tem borboleta furta-cor, flores na cerca viva
onde proseio com a vizinha..
Cachorros e gatos fazem a festa
a correr atrás  das garnisés e, entre galhos
raios de sol brincam de sombras.
Lá, a semente da criança perdida,a gente adivinha.
Meu quintal é uma beleza, nele cabe tanta natureza 
toda minha meninice
eu, e tudo mais o que eu disse!

Teresa Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário