terça-feira, 15 de setembro de 2015

Reunião de Agosto de 2015

Reunião de Agosto de 2015
Mais uma vez agradecemos com carinho ao nosso querido colega associado Nereu do Vale Pereira que nos brindou com seus conhecimentos na reunião de agosto que aconteceu no inicio de setembro.
Segue comentário da secretária Jelena  Stopanovski, registrado em ata.
Professor Nereu deu início à segunda parte de sua palestra  sobre  os  açorianos,  desta  feita,  abordou  a religiosidade desse povo, com o tema, o sagrado e o profano, com ênfase nas festividades denominadas, ora como Festividades do Divino Espírito Santo, ora como Os Impérios do Divino, paralela à evolução do catolicismo, destacando três fases: a) revelação; b)redenção e c)razão,  com farta ilustração e imagens, daqui  e  do  arquipélago dos  Açores.  Descobriu-se que a origem do boi-de-mamão é de origem espanhola de fundo religioso. Professor Nereu disse que o estudo faz parte do livro que ele está preparando, cujo título será “Farpas da Açorianópolis”. Concluiu sua apresentação, dizendo que todos os costumes e tradições religiosas têm sua raiz no Divino.  A plateia agradeceu ao Professor, pela palestra elucidativa, sentindo pena dos que perderam tão interessante assunto.
Jelena também leu um conto de Paulo Lacava, cujo título é “A lição do fogo”, que tem como mensagem o envolvimento e a participação das pessoas nos diversos aspectos comunitários, qual brasa, que se afastada do restante do carvão aceso, apaga.
Desfrutaram deste momento cultural os associados presentes, a saber: Vilmar, Jelena, Lorena, Janice, Nereu e Heralda.
Nossa associação esta fazendo o que pode para dar continuidade aos seus objetivos, trazendo momentos de informação, através de amigos da literatura que se dispõem a sair de casa para nos contemplar com sua bagagem cultural. “Todos são os convidados, poucos os escolhidos”. A opção é livre. Há quem prefira ser escolhido. E você?
Em cada pétala de flor, colhe-se um novo perfume mesmo que seja da mesma flor.
E a cada encontro aprende-se um pouco mais sobre a origem das coisas, simples ou complexas, argamassa para nossa construção.
Parabéns colega, por ter participado deste encontro!...
Parabéns pelo ouvir e pelo falar.
É necessário dizer que sua presença aguçou mais os sentidos?
Afinal, somos ou não somos operários da palavra?


Janice de Bittencourt Pavan – Blogueira e Diretora Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário