quarta-feira, 23 de setembro de 2015

MOMENTO ENRIQUECEDOR.


lorena,Nereu,Vilmar,Maria, Ivonita, Jelena, Teresa.

Três assuntos importantes ficaram registrados na ata da reunião da ALIFLOR em 14 de setembro de 2015, ocorrida no auditório do ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL.
O primeiro, a palestra proferida por MARIA DE ANDRADE SILVA, professora, historiadora que escolheu , desta feita, o tema do seu TCC, Soldados da Borracha.
São palavras de Jelena, secretária da Associação, registradas em ata: ...o tema apresentado no término da sua graduação de História, o qual depois de exaustiva pesquisa, às vezes, até in loco, dissertou sobre A Borracha passada na história, que enfoca o herói desconhecido – o Soldado da Borracha.  A presidente Vilmar, depois de ler o rico currículo da palestrante passou a palavra à mesma, que deu início a sua fala com a Cancion por la unidad de latinoamerica, música de Chico Buarque.  Maria falou que seu trabalho tem por objetivo problematizar a lacuna historiográfica sobre a batalha da borracha lavrada nos seringais amazônicos durante a 2ª. Guerra Mundial, para suprir as indústrias bélicas americanas em prol das Nações Aliadas, numa rede de acordos entre Brasil e Estados Unidos, denominada “Esforço de Guerra”, onde trabalhadores brasileiros foram transformados em soldados, recrutados para compor o front amazônico e para compor o Exército da Borracha. O ato foi institucionalizado por Decreto Presidencial, o que deveria garantir-lhes a aposentadoria e a dignidade no pós-guerra.  Dividiu o assunto em três partes, a saber: 1) Império da borracha e da sua inclusão no contexto mundial. 2) Período ditatorial da era Vargas, acordos, estratégias e participação do Brasil na 2ª. Guerra e 3) Recrutamento (sob o perfil da eugenia) adestramento e a imersão  na floresta amazônica, com medo, fome, isolamento, doenças, que se constituiu numa legião de homens solitários, mergulhados na selva. O índice de sobrevivência foi mínimo. Maria concluiu sua apresentação dizendo que após 44 anos, em setembro de 1989, o Brasil passou a pagar, mas somente aos que não possuíam meios de subsistência, uma pensão vitalícia correspondente a dois salários mínimos vigentes no país, bem diferente dos soldados da FEB - Força Expedicionária Brasileira. No Norte do Brasil, o Soldado da Borracha é mais valorizado, inclusive ruas e escolas levam o nome de alguns. Realmente a borracha foi passada na história. Os presentes fizeram várias perguntas, agradeceram a apresentação que seguiu de forma didática e muito interessante, sendo que, alguns, com o desejo de conhecerem mais sobre o assunto, pediram as fontes de pesquisas, das quais Maria indicou: “Coronel do Barranco” de Cláudio de Araújo Lima; “Memórias de outra Guerra: Cotidiano e medo durante a 2ª.Guerra em SC” da Marlene de Fáveri.
O segundo assunto deixou-nos mais ainda felizes. MARIA, a palestrante convidada ofereceu o auditório da Associação dos Professores, ACP, situada à Rua Ferreira Lima, com inauguração para outubro, para que a ALIFLOR faça encontros e reuniões, saraus, atividades que venham contribuir com a cultura local/ catarinense, inclusive em parceria com os professores associados da casa.  Ficamos muito agradecidos com o convite que foi imediatamente aceito pela presidente Vilmar e demais associados presentes à reunião.
O terceiro, que nosso colega REGINALDO OSNILDO nos brindará com a palestra sobre Vidas Quebradas, experiência vivida e registrada no seu primeiro livro, com o mesmo nome.
Agradecemos à Professora MARIA DE ANDRADE SILVA, pela rica bagagem cultural, pelo carinho em atender nossa curiosidade, à presidente VILMAR M. EUZÉBIO pela oportunidade concedida, à Jelena pelo convite feito à Palestrante e aos colegas que nos brindam com suas presenças e amizade.
Seguimos adiante numa maratona de crescimento em comunhão de ideais, pois assim é que deve ser, informando, ouvindo, repassando conhecimentos, fortalecendo laços de amizade, usando as ferramentas da palavra, do sorriso, da compreensão e da colaboração.
Certo?
Até a próxima, então.
Janice de Bittencourt Pavan- Blogueira e Diretora Social da ALIFLOR
Florianópolis, 23 de setembro de 2015.


Janice, Nereu, Vilmar, Maria, Ivonita, Jelena, Teresa.


2 comentários:

  1. Reportando-me aos assuntos focados (e focandos) deste Blog deixo aqui minha opinião:
    Realmente, os assuntos abordados por Maria de Andrade, em setembro "Soldados da Borracha" e por Reginaldo Osnildo, em novembro prenderam nossa atenção e interesse dadas as verdades vivenciadas, in loco, pelos dois palestrantes.
    Lamento que os ouvintes foram poucos, pois quem não participou perdeu duas aulas muito esclarecedoras e, ambas, instigantes para qualquer escritor.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo a nossa querida blogueira, Janice Pavan, pela excelente publicação dos esclarecimentos gramaticais (Dicionário On Line) e Jelena Ribeiro. Penso que isso vem socorrer muitos de nós em casos de duvida. Nossa Gramática sofre tantas "remodelações", não é mesmo? Parabéns.

    ResponderExcluir