terça-feira, 22 de setembro de 2015

Borboleta - Texto de Janice de Bittencourt Pavan


BORBOLETA
Numa reunião, entre colegas foram deixados sobre a mesa, cartões coloridos, tipo postais, para que cada um de nós olhasse a figura e escolhesse aquele com o qual mais se identificasse. Escolhi a borboleta.
Por quê? A princípio pensei em liberdade, pois ela é um ser que desperta e representa muito bem a liberdade. E quem não sonha com ela?
Borboleta!...Tão frágil!...Frágil como um sobrevoar. Sonho que todos procuramos e, que somente com muita responsabilidade e limites, conseguimos atingir com um resultado enriquecedor.
Em seguida, pensei na borboleta, lépida, inquieta, saltitante, colorida, alegre... Esta sou eu. Sim, eu me acho uma borboleta! Assim mesmo, com todos estes adjetivos. Pela inquietação que mora em meu ser, com a vontade imensa de sempre estar em vários lugares e inventando  trabalhos diferentes. Colorida porque amo estar assim e mexer com as cores do arco-íris, com muita cor, tendo sensações novas.
Alegre porque tenho vocação para a alegria, optei por sorrir e suavizar o meu redor com positivismo e perseverança.
-E bela! - comentou alguém na sala.  - Isso não conta, retornei. Lembrei, então, que uma pessoa me disse que ser bela incomoda muito. Ao que eu respondi que a beleza não é mérito de ninguém, pois o que somos foi nos presenteado pelos pais. Ninguém é belo porque quer ou feio porque assim escolheu ser. Não há, portanto, mérito em ser bela. Mérito é ter bom caráter, ter uma bagagem positiva e enriquecedora. Mérito é ter a vontade e ser alguém na vida, de se esforçar para ter alguma coisa ou conquistar os lugares ou os títulos que buscamos com nossos talentos.
Olho novamente o cartão: sobre uma palma de flores, a borboleta repousa suas asas.
Amei o cartão. Amei o exercício. Amo ser uma borboleta. Amo ter a sensação de que sou livre ao encontro do vento e transparente sob a luz do sol. Frágil sob as águas das chuvas, alegre por poder passar e trazer um sorriso ao rosto de alguém que esteja triste e precise de uma distração qualquer.
Borboleta... É... Eu gosto de ser.

Texto de Janice de Bittencourt Pavan, em 09/09/14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário