terça-feira, 31 de agosto de 2021

EMOÇÃO HISTÓRICA de Ana Esther Balbão Pithon

 

       


EMOÇÃO HISTÓRICA

Naquela tarde de fevereiro de 2020, saí de casa entusiasmada e inspirada pela bravura da Anita Garibaldi. Uma heroína catarinense, brasileira, filha do século XIX, ainda servindo de musa para tantos de nós em pleno século XXI. E lá ia eu para uma cerimônia em sua homenagem no Museu do Palácio Cruz e Sousa em Florianópolis.

       A perspectiva de conhecer pessoalmente a bisneta de uma personagem histórica tão única em sua destemida visão de liberdade e do seu sentimento de pátria me movia e me tocava o coração. Porém, o que me impulsionou a participar do evento fora a forma da homenagem: o plantio de um pé de Uma Rosa por Anita! Sim, uma roseira nomeada de propósito com a intenção de perpetuar a significância da heroína visionária.

       Quanta expectativa nos minutos que antecederam a fala da bisneta vinda da Itália para celebrar sua famosa bisavó! Tantas pessoas encantadas com o valor do momento que vivíamos somavam-se à imprensa presente para os registros formais, a Vice-Governadora do Estado de Santa Catarina e eu ali, também!

       Após os discursos de mulheres poderosas, lá nos tocamos todos para os jardins do Palácio. O meu coração bateu acelerado ao identificar o pé da formosa roseira Uma Rosa por Anita, próximo à cova pronta para recebê-lo. Alegres palmas dos participantes como trilha sonora vibrante da presença simbólica da Anita Garibaldi entre nós naquele instante _ o tempo não é linear segundo a física quântica, e a heroína juntou-se a nós pelo Princípio da Intencionalidade!

       Finalmente, a roseira que voara de avião da Itália até o Brasil, fincava suas raízes em solo catarinense. Uma Rosa por Anita na terra natal da heroína defensora da pátria, de Gaia, do amor à terra. E eu saí de lá com a emoção à flor da minha pele, da minha vida, da minha própria História...

 ANA ESTHER BALBÂO PITHON é a 10ª escritora a ser divulgada, das 31 classificadas no Concurso Literário da AJEB/SC em comemoração do bicentenário de nascimento da Anita Garibaldi. Nossos aplausos para esta querida escritora de FLORIPA/SC. e foi contemplada com o primeiro lugar na categoria Cronicas. 

Um comentário:

  1. Nossa, Ana Esther, que emoção poder estar frente à frente com a bisneta de Anita, e ainda testemunhar e participar do.plantio dessa rosa que estreita mais ainda os laços entre Itália e Brasil, além de enaltecer nossa heroina com o perfume de tão especial rosa! Sua descrição do acontecimento foi perfeita.

    ResponderExcluir