quarta-feira, 13 de abril de 2016

Reunião Mensal da Aliflor - Espaço ACP














Finalmente um anjo apareceu na vida alifloriana e nos ofereceu uma porta, um espaço, uma luz. Este anjo está representado pela querida Presidente da ACP, Maria de Andrade Silva.
Tudo começou em 14 de setembro de 2015 quando a convite de nossa associada Jelena Stopanovski Ribeiro, Maria nos contemplou com uma palestra. Neste evento ela mui gentilmente falou-nos da inauguração da nova sede da ACP e nos ofereceu a mesma para sediar as reuniões e atividades da Aliflor.
Nós, os aliflorianos que já vínhamos sofrendo com a falta de apoio cultural e ameaças de despejo no local até então frequentado ficamos radiantes, é claro, e muito agradecidos.
A inauguração da sede que fica no Edificio Cristianne aconteceu no dia 26 de novembro com a presença de toda a diretoria e mais de 120 professores associados. A Aliflor se fez representar pelas associadas Jelena Stopanovski, Lorena Chiaradia, Janice Pavan e Ivonita di Concílio, que na ocasião cantaram algumas músicas de seus repertórios e agradeceram em nome da presidente Vilmar.
No dia 17 de março de 2016 a presidente Vilmar E. Machado reuniu em sua casa a Diretoria da Aliflor para organização do momento da primeira reunião do ano nas dependências da ACP, e ficou marcada para dia 7 de abril.
O encontro foi um sucesso, digno de elogios.
Após a abertura feita pela Diretora social, a presidente da Aliflor, Vilmar E. Machado fez  saudações e deu boas-vindas aos presentes, retornando a palavra à Janice que conduziu a pauta do momento. Os colegas aliflorianos se esmeraram; Nereu do Vale Pereira com uma palestra sobre Inconfidência Mineira e Tiradentes; Jelena com a leitura de vários temas, sobre Tomás Antônio Gonzaga, os índios e a melhor idade; Teresa Brasil declamou Liberta quae será tamen, de sua autoria; Elena leu o poema Meu coração está no escuro, crítico, bem atual, da atriz Elisa Lucinda; Heralda declamou Brava Gente, poema de sua autoria, bem contemporâneo e crítico, político-social; Janice Pavan fez a leitura e depois cantou a Lenda da Flor de Anahí; Ivonita cantou a música do folclore amazonense, Cobra Grande; Janí Semiceck leu Poemas e Livros (Mário Quintana), Quadrinha (Rabindranath Tagore) e Livro (Castro Alves); Lorena M. T. Chiaradia, o poema O livro de Elias José; Flavinha da Silva, os poemas Livros e Flores (Machado de Assis), Viajar pela leitura de Clarice Pacheco.
Em seguida a presidente Vilmar E. Machado fez novamente o uso da palavra.
Lamentavelmente Maria de Andrade e Silva não pode comparecer, mas foi representada pelos acepianos: Rubens de Campos Trovão, Rainildes Müller de Morais, Marli Isabel de Souza, Rosita Linheira dos Santos, Otirma Ramos Medeiros.
Pediu que cada acepiano se apresentasse e manifestasse suas considerações sobre o evento, culminando num parecer muito positivo.
Depois da palavra livre todos foram convidados a cantar o hino a Florianópolis, Rancho de Amor à Ilha do saudoso poeta Zininho, Cláudio Alvim Barbosa.
Para finalizar um lanche foi servido e enquanto os associados da ACP e da ALIFLOR se confraternizavam, Oswaldo Gavina e Ivonita sorteavam alguns exemplares de suas autorias.
Neste clima de amizade, deixamos o ambiente com a sensação de dever cumprido. Agraciados e agradecidos, pelo apoio da presença, pela contribuição artística e pelo envolvimento de todos.
Agradecemos muitíssimo à nossa querida colega alifloriana Jelena responsável pela aproximação de Maria de Andrade e Silva, com  que nos possibilitou a conquista do espaço da ACP e, especialmente, à Presidente Maria, realizadora desta aquiescência.
Até o próximo encontro! 
Janice de Bittencourt Pavan - Diretora Social e Blogueira da ALIFLOR.

Em 11/04/16

3 comentários:

  1. Páginas muito recheadas de informações . Lindo!

    ResponderExcluir
  2. Poesias encantadoras, inspiradoras, que fazem a diferença nos nossos dias!!! Parabéns Janice por nos proporcionar tanta paixão e sensibilidade!!!

    ResponderExcluir
  3. Estamos felizes com as novidades. Que Deus nos ajude a remar neste rio agora mais sereno!

    ResponderExcluir