quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Visita ao Colégio Estadual "Alexandre de Gusmão" em Bom Retiro - SC

Em 13 de outubro de 2014, numa segunda- feira, a Associação Literária Florianopolitana, representada por alguns membros associados, realizaram um passeio na cidade de Bom Retiro com o objetivo de visitar Clara Irmes Macário nossa contribuinte e associada correspondente, que é professora no Colégio Estadual Alexandre de Gusmão, por conseguinte, ter um contato direto com alunos daquela instituição de ensino.
VILMAR MACHADO, Presidente, LORENA CHIARADIA, Tesoureira, NEREU DO VALE PEREIRA,ELENA LAMEGO, JANI SEMICEK, Conselheiros Fiscais, TERESA BRASIL, associadas e eu,  JANICE PAVAN,  Diretora Social, fomos recebidos por CLARA IRMES que nos conduziu à biblioteca, onde nos presenteou com alguns mimos, manifestando seu carinho por nossa visita.
Em seguida, tivemos o prazer de conhecer JUSSARA SULAMITA MACHADO DE FARIAS, assessora de direção que nos passou as coordenadas com muita simpatia.
Encontramos no corredor o Diretor Geral SR JOÃO VALDIR DE ABREU, com quem conversamos rapidamente e que. infelizmente por estar de luto, não pode nos acompanhar.
O Colégio Estadual Alexandre de Gusmão, fundado em abril de 1942, é uma Escola de Educação Básica, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e serve a comunidade de Bom Retiro-SC.
Fomos conduzidos ao auditório (muito espaçoso e bem estruturado), onde tivemos a satisfação de conversar com os alunos e professores dos períodos matutino e vespertino.
Apesar do número pequeno de associados fizemos uma homenagem ao corpo docente e discente do Colégio pela passagem do DIA DAS CRIANÇAS e DO PROFESSOR, com palavras carinhosas e cantigas do coração.
Estavam presentes à nossa homenagem os professores PATRÍCIA NAMIR DE OLIVEIRA - professora assistente pedagógica, RAFAEL KUHL SCHWEITZER - professor de informática,
CLAUDECIR GONÇALVES - professor intérprete (de sinais), SANDRA, CLAUDECIR, ROUSSIELE, ROBSON E DANIELA.
Diante de uma plateia tão linda e educada, foi gratificante deixar nossa mensagem, embora simples, mas de profunda manifestação de apreço aos homenageados.
Iniciamos com a fala de VILMAR MACHADO, a presidente, que conversou com os presentes, definindo a ALIFLOR, seus objetivos, atividades e funcionamento. Neste momento o grupo apresentou-se à frente e VILMAR entregou à CLARA a medalha da ALIFLOR, mérito por ser associada e dedicar-se à escrita, contribuinte da LITERATURA CATARINENSE.
Na sequencia, o grupo alifloriano cantou as paródias “Isto é a Felicidade”, “Criança tem”, “Xodó” e Janice cantou a paródia especialmente ao professor aposentado, “Balada Sete”.
Elena Lamego apresentou uma dança cigana e contou uma história sobre ciganos.
Nereu do Vale Pereira falou sobre ALEXANDRE DE GUSMÃO, patrono do colégio.
Lorena contou aos pequenos a historia de sua autoria “A tartaruguinha”, deixando um belo exemplo de mensagem.  
Teresa leu um poema “O professor”, da autoria de Rosa de Souza, Janice, o poema “Criança de Amanhã” de sua autoria. 
Clara deu boas vindas e registrou agradecimentos aos aliflorianos, assim como manifestou satisfação pela iniciativa da visita.
Para finalizar, o grupo alifloriano cantou o Hino de Florianópolis, “Rancho de amor à ilha”.
Os alunos do Colégio Alexandre de Gusmão nos contemplaram com o hino do colégio, muito lindo nos quesitos letra e melodia. Parabéns aos autores, aos professores e aos alunos.
Nós, os aliflorianos,distribuímos livros de nossa autoria e de outros autores, alegrando ainda mais os alunos e professores, momento registrado em foto e postado neste blog.
Ao sairmos do colégio uma VIATURA DO CORPO DE BOMBEIROS avisou-nos de uma forte chuva de granizo, sinal de alerta aos alunos. Por este motivo, às pressas, fizemos um breve “ tur” pela cidade, visita a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e à casa de Clara, onde
nos aguardava uma linda torta mineira e salgadinhos encomendados gentilmente por Clara e seus pais. Uma surpresa, recheada de simpatia pelos anfitriões. Estávamos tão preocupados que não lembramos de registrar em foto tanto carinho. Falha nossa!
Espero tenhamos agradado aos alunos e professores. Nós, aliflorianos,amamos o momento e agradecemos todas as atenções dispensadas.
Texto de Janice de Bittencourt Pavan- blogueira e diretora social da ALIFLOR.
Florianópolis, 21/10/14.

Bom Retiro, uma experiência maravilhosa, onde rostos iluminados ansiavam por novidade e conhecimento. Uma energia mágica pairava sobre o auditório onde fomos recebidos com calorosos aplausos e muita expectativa. O canto da colega Janice foi um bálsamo para os nossos ouvidos, a colega Elena nos ofereceu momentos mágicos com sua surpreendente estória e dança. Prof. Nereu com sua fala abrilhantou o evento com a História sobre o nome do Colégio. Elena, Janice e Teresa leram poemas alusivos às datas e Lorena leu seu lindo texto sobre a tartaruguinha, mensagem propicia às crianças e adultos, cuja lição nos lembra da importância de não mexermos nas coisas alheias.
Cada colega fez tudo muito bem.

Vilmar M. Euzébio

Presidente da Aliflor


Tive um imenso prazer com a visita. E vocês tiveram uma oportunidade singular, bem proveitosa, conheceram um pouco da cultura local, os funcionários e/ou professores que foram bem receptivos. Houve o hino do colégio que não deixa de ser um poema.
Estimularam mais os alunos à leitura e incentivaram-nos Eles também tiveram
a oportunidade de conhecer os escritores, e ficaram surpresos por saberem que eu era escritora
(fora discreta a princípio e deixei para me revelar nesse momento, aumentando mais ainda a curiosidade de saber da minha obra). O show de dança de Elena foi também um espetáculo que deu vida, motivou e agradou muito a todos, assim ficaram sabendo da beleza da cultura cigana. E quanto a nós, conduzi vocês pelo centro da cidade e pelos poucos atrativos que tem aqui, como a igreja matriz, a praça e o local onde moro, minha casa, minha família que os recebeu com um "cafezinho" (lanche) ou happy hour, oportuno já que a presidente estava de aniversário. Só não fizemos mais devido as ameaças do mau tempo, e devido a um compromisso que Elena, colega nossa tinha. E quanto a entrega das medalhas foi marcante e o momento mais feliz para mim pelo reconhecimento e uma breve história sobre mim, como entrei para a 
ALIFLOR. Também fiquei emocionada ao ouvir o Hino de Florianópolis, o qual cantei segurando uma miniatura da Ilha, adornada de pedrinhas coloridas, a  minha joia como a considero.
Texto de Clara Irmes  Macário

SEMEANDO
Foi num belo dia, de primavera chuvosa
que a Aliflor floresceu generosa
em terras de Bom Retiro
na  visita à Escola Alexandre de Gusmão.
Na companhia do Nereu do Vale
nosso grande historiador
fomos festejar
o dia da criança e também do Professor.
Na chegada,carinho e presentes
comoveram a gente.
No auditório, Elena arrasou
com a dança que fascina
 e a história da menina cigana.
Lorena falou de tartarugas
numa história que educa.
Com Nereu, todo mundo aprendeu
Sobre o Patrono da Escola.
Emoção no poema lido por Teresa, em homenagem ao Professor
e muita vibração no coral, ensaiado na viagem.
Janice, com sua bela voz, cantou por nós
ao professor aposentado.
Livros foram sorteados pelos autores
entre alunos atentos e educados.
Depois de tudo, uma surpresa gostosa
na casa cercada de flores e verduras
da Clara Macário.
Mesa festeira, com bolo enfeitado e guloseimas
parecia de encomenda para a Vilmar
que estava de aniversário.
Assim foi um dia de primavera chuvosa
em que a Aliflor
levou e encontrou amor, lá em Bom Retiro.
Ela bem que podia
continuar a semear outros lugares
Com sementes de alegria!
Poema de Teresa Brasil

                                                              

Um comentário: