segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Adeus a Mário Osny Rosa



FALECIMENTO
A ALIFLOR , com pesar, vem comunicar o falecimento do estimado amigo e associado 
“Mario Osny Rosa”.
A triste notícia nos chegou sem maiores detalhes, por estarmos em viagem, mas  causa um grande impacto.
Mário Osny Rosa foi, sempre, muito participativo nas atividades da ALIFLOR.
Sua poesia era contestadora e oportuna quando se referia a  acontecimentos do cotidiano. Ficou viúvo recentemente e, por certo, onde estiver, faz versos  à companheira de tantos anos, que reclamou sua ausência.
Estamos de luto. A saudade fica conosco, assim como sua extensa obra poética.

Mara Núbia Roloff
Presidenta da ALIFLOR


Nosso adeus ao querido colega escritor e associado da Aliflor, MÁRIO OSNY ROSA !
Os corações aliflorianos estão de luto com a viagem súbita de nosso querido colega! No final do ano, por ocasião da festa de confraternização, última vez que esteve conosco, já mostrava visível imagem de uma pessoa tristonha, debilitada, razão,com certeza , pela ausëncia de sua esposa que se foi, também abruptamente.
MÁRIO foi um escritor de todas as horas , escrevia sobre qualquer tema com estilo irreverente, muito pessoal, comentava em seus poemas as mazelas da vida assim como as alegrias do ser humano. No site dos advogados,em que postava poemas diariamente, a presidente comentou que ele conseguia fazer
poemas até sobre "pipocas". Realmente era compulsivo no exercício de escrever e homenagear; no próprio evento ele tecia suas ideias, num estilo peculiar e fazia de cada momento um motivo a mais para registrar seu pensamento.
Amava a ALIFLOR. Sempre presente , dava pontualmente sua contribuição e sempre que solicitado , fazia questão de ajudar , até mesmo financeiramente.
Tive o privilégio de acompanhar sua participação em vários sites, onde deixava sua poesia e não tinha interesse em editá-las em livro próprio, adorava sim participar de Antologias. Tinha divulgação internacional.
Ontem de madrugada levei um susto ao ver a notícia. Até o momento não sei o que verdadeiramente motivou seu passamento.
Está pertinho,com certeza, de sua esposa e juntos fazendo outros poemas, agora muito mais líricos e com motivação espiritual. Deus com certeza o recebeu com candura e lhe deu  uma PAZ merecida , paz que ele buscava entre os terráqueos, tema constante em seus versos.
Descanse em PAZ, caro colega escritor! Seus versos ficarão na memória de todos aqueles que aprenderam com vocè a humildade, a sinceridade e a constância no saber poetar!
Que os anjos no céu executem acordes, acompanhando as letras de seus versos! Janice de Bittencourt Pavan - em 10/02/13.


Eu tinha em Mário Osny Rosa o melhor exemplo de sagacidade na fluidez imediata das composições poéticas, que ele tão bem desenvolvia, conjugando idilicamente as pessoas com o momento e local oportunos.

Perderemos muito com sua ausência.

Rudney Otto Pfutzenreuter

Sócio ALIFLOR


Olá, Janice!

Você disse tudo.  Também lembrei a festa de confraternização aqui em casa, onde vc. perguntou várias vezes se ele estava bem, ele respondeu que sim, mas era visível a debilidade dele.  Um abração, Jelena



Linda Mensagem Janice
Um abraço
Pascale


ÚLTIMO ABRAÇO

            Como dói percebermos que demos um último abraço em alguém que estimamos.

            Tive o privilégio de ser a amiga secreta de nosso poeta Mário na confraternização de fim de ano da ALIFLOR. Ele estava muito abatido em decorrência da morte da esposa, o que motivou vários colegas a rogarem que se cuidasse. Porém, o coração e alma dele estavam tristes. E ele seguiu o verso de seu xará Mário Quintana: “Amar é mudar a alma da casa”. Mário não poderia ficar conosco, foi ao encontro de sua alma gêmea.

            Agradeço a Deus a oportunidade de ter lhe dado um forte abraço que, não sabíamos, era o de despedida. 
               Deus é um grande poeta, deu um toque de beleza em cada uma de suas criações.

Janí Semicek


Carmen Tridapalli escreveu: "Amiga Janice, triste com o recebimento desta notícia... Grandioso ser humano, iluminado por sabedoria e humildade! Abraço de condolências por nosso amigo Osny Rosa!"

Cara Janice!
Também fiquei triste ao ler a notícia sobre a morte do Mário. Comentei no almoço com meus meninos, que tu pressentiste na nossa confraternização de final de ano, pois com carinho pregustaste a ele se estava se alimentando bem e demostravas preocupação com a saúde dele.
E assim amiga, assim será também para nós um dia.
Que Mário, nosso querido companheiro, seja mais um amigo que temos no céu.
De Vilmar Machado

Minha mensagem para o Osny

Uma presença discreta
e modesta
escondia alma grande
de poeta e escritor...
Tão querido e cativante
dedicado jardineiro
da Aliflor!
Osny
seus versos são eternos
para sempre hão de
perfumar e enfeitar
o jardim da nossa
flor de lis!

Teresa Brasil

Izabella Pavesi escreveu: "Poeta Mário esteve conosco no jantar das Academias antes do Natal... mesmo visivelmente abalado pela morte recente da esposa, ele exibia uma caneta... que filmava a gente... ele chegou perto de mim e me disse que estava nos registrando!... Grande ser iluminado. A caneta o registrou sim, pela última vez. Que descanse lá no céu!"

É, minha amiga. Pegou a gente sem preparação de espírito. Acredito que
para ele foi suave e natural. Ficamos com sua lembrança.
Abraço, Ivonita.

Cara  Janice! Essa  notícia  nos  pegou  de  surpresa. Soube  ontem  à noite  pelo  Marcelo  e  pela  Janí. Parabéns  pelo  teu  escrito  e  faço  minhas  tuas  palavras,  disseste tudo com muita  propriedade e  muito  amor. Bjs.  LORENA

Janice Amiga!

               Deus é um grande poeta, deu um toque de beleza em cada uma de suas criações.
Cada vez que um poeta resolve deixar seu grupo para visitar Deus o Grande Poeta
O Pai dos poetinhas fica ainda mais inspirado.
O céu festeja o reforço, nós lamentamos a ausência física, (porque poeta nunca não morre) muda de vestimenta e agora Mario vê o planeta por um ângulo privilegiado.
Boa viagem e boa estada; ressuscitará pós-graduado.
Amiga Teresinha Debatin

Marcia Ferreira: "Querido Sr. Mario Osni Rosa, que nosso pai o tenha recebido com alegria. O senhor nos deixa saudades, mas muita sabedoria." Nosso querido Mario Osni Rosa, grande colega de trabalho, grande escritor, nos deixa muitas saudades. Alfredo e Marcia."



SEGUE COM TUA AMADA

Tua viagem para o infinito
Nos deixou o vazio
Do teu jeito paciente
Do teu olhar generoso
Do teu sorriso inocente
Do teu abraço amoroso.

Tua viagem para o infinito
Não foi um acenar com adeus
Para nós que ficamos
Lembrando e relembrando momentos
De poesia, e de puro encantamento.

Tua viagem súbita e em silêncio
Transcende aos momentos do existir.
Nós, teus amigos, sentimos
Que o que te fez partir
Foi o reencontro do amor.

Vai amigo, irmão, Mário Osni
Segue com tua amada pelas eras.
Ficarás sempre conosco
Com tua poesia eterna.
                                                  Elena Lamego  (12 de fevereiro de 2013)

Caríssimos aliflorianos,

Peço a todos que considerem esta mensagem de nossa querida confreira Janice Pavan, com também, os meus pensamentos e minha consciência em relação a presença do escritor Mario Rosa em nosso meio, que agora nos deixa saudades e gratidão. Deus em seu Reino lhe dê todas as luzes e graças. Nereu do Vale Pereira





Mário Osny Rosa
Faleceu no dia 7 de fevereiro, quinta-feira, de câncer e tinha 78 anos.
Era advogado aposentado e trabalhou até os 70 anos na Procuradoria Geral da União.
Era escritor, membro da ALIFLOR, da Sociedade dos Poetas Advogados de SC, da Academia Virtual Brasileira de Letras e da Academia de Letras do Brasil.
Nasceu em Ituporanga-SC e morava em São José. Em 2011 comemorou Bodas de Ouro, com a esposa Joanna, que faleceu há três meses.
Foi velado na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Curitibanos, e sepultado no Cemitério São Francisco de Assis, na mesma cidade.
Deixou saudades para os filhos: Aurea, Helena, João, Luiz Carlos e José Ângelo, e quatro netos: Luiz Ricardo, Anthony, Caroline e João Vítor.
Fonte das informações acima: Jornal Diário Catarinense de 11/02/2013, página 25 - Obituário.
Enviado por Otto Rudney- escritor associado da ALIFLOR



Mário Osni!



Um poeta que nos deixa para atender ao chamado de Deus!
Um escritor de alma maior que na simplicidade do seu dia - a - dia poetizava os fatos da vida criando textos poéticos e críticos com muita espontaneidade para registrar sua visão de mundo.
Presença silenciosa, cordial e gentil, atento e sensível o nosso colega da Associação Literária Florianopolitana marcou presença com textos inteligentes apresentados na sua peculiar forma de expressão.
Um associado altamente participativo comparecia a todos os eventos dos seus colegas prestigiando igualmente os acontecimentos realizados nas demais entidades literárias.
Um poeta que vivenciou o amor dedicando seus dias à amada companheira, que recentemente também partiu para a morada eterna.
Que o Senhor Deus na sua infinita bondade acolha o nobre colega no reino da Glória Celeste.
Mário Osny deixa uma cadeira vazia na ALIFLOR, mas sua passagem no meio literário será sempre lembrada com muito respeito e carinho.
Reverenciando-o e agradecida pelo privilégio deste convívio acadêmico respeitosamente,
Heralda Víctor -
Associação Literária Florianopolitana
Florianópolis- S/C.Fevereiro de 2013
 
Foi uma grande perda no nosso meio literário. Faço minhas tuas palavras. O poeta alí num cantinho silencioso escrevia, em meio as conversas e risos, ele tecia as palavras com muito esmero e depois recitava.Que Deus lá no alto do céu reúna a sua plateia para ouví-lo ler suas crônicas em versos diariamente e que sr Mário juntinho ao lado da esposa, receba os aplausos merecidos.Dora Duarte



Siga, poeta, para que seus versos tenham por coro vozes angelicais e harmonias celestiais. Siga, poeta, seus motes serão agora, paradoxalmente, ainda mais plenos de humanidade. Siga, poeta e agora cronista celestial, seus versos deixarão rastros de luz! (Edna Domenica Merola)

Agora, que nos deixaste tão silenciosamente, teus pensamentos ficarão conosco, em nossas vidas, como jamais pensaste acontecer. (Ivonita Di Concílio)

Nas praias da vida o vento soprou forte e levou consigo a flor de seu jardim que mais amava. O mesmo vento retornou e o levou para a eternidade junto à bela flor. Hoje ele canta suas poesias em lindos versos, junto a ela no Jardim do Éden, aos olhos. (Vicente Gabriele Pascale)

Onde estiver faz versos  à companheira de tantos anos, que reclamou sua ausência. Estamos de luto. A saudade fica conosco, assim como sua extensa obra poética. (Mara Núbia Roloff)

Mario Osny Rosa provou que podia fazer poesia de contestação sem ser agressivo. Seu jeito nos poemas mostrava as mazelas do povo brasileiro. (Maura Soares, presidente do GRUPO DE POETAS LIVRES)



Com certeza, o Sr. Mário Osny Rosa, sempre apostou na fé, pois ela é a
substância e a essência de tudo, especialmente das coisas  em que se
alimenta a esperança. Na fé estão nos acontecimentos cotidianos as
provas de tudo aquilo que não se vêem. Trata-se do Amor incondicional.
Ele buscou na fé a segurança para a vida. Viveu as virtudes da
paciência, da perseverança e da constância. Na fé encontrou a base e o
fundamento novo, onde apoiou seus projetos espirituais e materiais. De
fato, pelo seu exemplo, colhe-se a certeza de que a fé é uma esperança
que tudo transforma, renova e sustenta a nossa vida. Enfim,
efetivamente, ele hoje encontra-se no céu, pois compreendeu que a fé é
a chave para a vida eterna. A vida, sempre o levou a pensar na
existência por todos nós conhecida, que procuramos amar e que não
queremos jamais perder.

Este texto será publicado no Prosa & Versos tomo 3.Editora Somar.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

No quadro a aliflor, vejo um grupo de pessoas, que estão ligadas
espiritualmente, no plano da cultura e da produção intelectual,
poética, literária, religiosa e artística. Todos escrevem bem, porque
colocam nas palavras a alma e suas crenças pessoais. Muitos procuram
cantar em versos aquilo que é realmente humano. Isto significa, dar
sentido com signos e significantes pequenos acontecimentos da vida e
outros de grande repercussão no mundo. A pergunta, é sempre esta: O
que busco ser e fazer com minha obra? Os questionamentos são tantos e
as respostas ora são profundas e ora são precárias. O ser humano é
frágil e comete seus erros. Nisto consiste a busca: superar as
dimensões do vazio e de tudo que se apresenta sem sentido. A pergunta
é eterna. As respostas nunca são satisfatórias. A vida se renova e
passa por ciclos evolutivos e decadentes. A precariedade humana reside
nessa dimensão da dúvida e da falta de lucidez e esclarecimento. É no
contato com o Ser Supremo, que muitos problemas angustiantes da
condição humana, são entendidos ou superados. Eo homem continua
querendo ser mais, ter mais e fazer mais....

Escrito por Valdoir da Silva Santos
Associado da Aliflor.

 
 

Um comentário:

  1. Foi uma grande perda do nosso meio literário. Faço minha tuas palavras. O poeta alí num cantinho silencioso escrevia, em meio as conversas e risos, ele tercia as palavras com muito esmero e depois recitava.Que Deus lá no alto do céu reuna a sua plateia para ouví-lo ler suas crônicas em versos diariamente e que sr Mário juntinho ao lado da esposa, receba os aplausos merecidos.Dora Duarte

    ResponderExcluir