sábado, 23 de abril de 2011

DEZ ANOS DA ALIFLOR

DISCURSO de JANICE PAVAN – Presidente da ALIFLOR

Ilustríssimos Colegas da Literatura!
Queridos Familiares, vizinhos e amigos!
É com redobrado orgulho que vos dou boas-vindas e vos dirijo a palavra.
Orgulho pelo motivo que nos levou a promover este evento. Boas-Vindas, pois, se aqui estão, é porque acreditam no nosso trabalho. Agradeço suas presenças, ingrediente primordial para o sucesso do Encontro.
Objetivando a reunião e a união dos colegas associados, o congraçamento entre acadêmicos e membros da Associação Literária, colocamos toda a nossa vontade e, com os recursos disponíveis, tentamos agraciá-los e homenageá-los, escritores e leitores.
Não mencionamos o quadro de atividades da ALIFLOR porque está dito e escrito. Falemos sim do entusiasmo de um escritor contrariado, que sentindo-se à margem, a exemplo de muitos escritores, sonhou com uma instituição que desse a si mesmo e a seus pares uma porta aberta, num corredor de luz para oportunizar o reconhecimento e a divulgação de suas obras.
Falo de Vicente Gabriele Pascale, hoje com honrosos quase 83 anos, vários anos batalhando na conquista e fundação da Instituição Literária que teve como sigla ALIFLOR, em 2001. Não podemos esquecer Paschoal Apóstolo Pítsica, constante incentivador para que a Associação fosse fundada. Consideramos Pítsica amigo da ALIFLOR.
Pascale foi incansável e conseguiu fundar, registrar, estatutar, reconhecer de utilidade pública, sem fins lucrativos a ASSOCIAÇÃO e conquistar uma sede para a Banca Literária. Realizado o Sonho da ALIFLOR seu constante projeto que dura mais de cinco anos é a criação da Casa do Poeta e Escritor Catarinense. Não é fácil não é seu Vicente?
Hoje são dez anos de Associação Literária Florianopolitana e queremos compartilhar com familiares, amigos e colegas literatos nossa alegria.
Felizes os que se reúnem porque se alegram com a alegria do outro.
É importante estreitar amizade assim como fomentar os sonhos. Nós escritores precisamos estar unidos para que o sonho encontre um porto seguro de constante realização.
E qual é o nosso sonho?
Escrever para ser lido, ver o trabalho divulgado, apreciado e reconhecido.
A missão é grande, desafiadora e difícil. Escrever é plantar. Boas sementes para uma boa colheita. Escrever é um eterno descobrir, estágio constante de aprendizado feliz, embora o retorno seja lento.
Lento, mas não ao todo cruel.
Exemplo disto, temos aqui pessoas testemunhas de familiares que nos deixaram legados riquíssimos de suas obras e boa-vontade.
Pessoas que serão aqui apresentadas e homenageadas, por mérito e reconhecimento.
Mérito porque são voluntários na messe de liderar uma Associação Literária ou Academia de Letras e reconhecimento porque dedicaram ou dedicam sua vida como incansáveis incentivadores da Literatura, ora conduzindo os destinos das instituições, ora construindo páginas, contribuindo com o enriquecimento da Cultura Catarinense.
Não vamos ler os belos currículos dos homenageados. Se estão aqui é porque merecem nossa homenagem.Uma homenagem singela, sabemos, mas que a ASSOCIAÇÂO LITERARIA FLORIANOPOLITANA  faz com a certeza de que o que é digno  deve ser lembrado e aplaudido.
Chamamos com orgulho os representantes homenageados, parabenizando-os e agradecendo por estarem conosco nesta noite, na comemoração dos DEZ Anos da ALIFLOR, no Encontro das Instituições Literárias da Grande Florianópolis e para receberem o certificado de Incentivador da Literatura e das Artes,com mérito de quem lê, escreve e divulga a palavra, a música e outras expressões artísticas com Fé, Sabedoria e Valor.
Muitíssimo obrigada por nos prestigiarem com suas presenças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário